Inteligência Económica -

Notas sobre o funcionamento do site

Voltar à disposição inicial da página.

Restaurar

TENDÊNCIA


Página 1 de 1212345678910...Última »

A Crise Tornou-se Clima Permanente, Cultura e Requer Fatalmente Estratégia

A Crise Tornou-se Clima Permanente, Cultura e Requer Fatalmente Estratégia

// // // ]]> Uma análise inovadora, interessante e profícua, do Eric Delbecque (École de Guerre Économique e, entre outro, Conseil Supérieur de la Formation et de la Recherche Stratégique), sobre “Sua Majestade”… a Crise.   Quand la “crise”devient notre... (Continue a ler)

Boas Notícias da Alemanha…

 Boas Notícias da Alemanha...

  São boas notícias para a “Europa”, mas a tomar com muito cuidado e a só tocar com pinças. Notícias que vão ter fortes consequências e obrigar a mudanças nas políticas austeritárias que, para defesa da jurássica banca alemã e... (Continue a ler)

Pensar “a Europa Sem a União”

Pensar “a Europa Sem a União”

// // // ]]> “Pensar o impensável” é um exercício sempre muito interessante e estimulante. Mark Fleming-Williams, da Stratfor, fê-lo com a União Europeia, neste início de Março. No seu trabalho “Europe Without the Union”, ele começa por estabelecer o... (Continue a ler)

Apanhados numa “Secular Stagnation”

Apanhados numa “Secular Stagnation”

// // // ]]> Entrámos numa “age of secular stagnation”. A tese é de Larry Summers (titular da cátedra Charles W. Eliot em Harvard, President Emeritus of Harvard University, Treasury Secretary for President Bill Clinton, Director of the National Economic... (Continue a ler)

Michel Rocard: “A Europa Acabou”!

Michel Rocard:

// // // ]]> Se Rocard o diz, é verdade! Sombrio, ele di-lo com a morte na alma. Mas tem a lucidez de o ver e a coragem de o dizer. E foi dizê-lo a Bruxelas, na cara de todos... (Continue a ler)

Uma Lição de Geopolítica

Uma Lição de Geopolítica

// // // ]]> A Geopolítica está de regresso à Europa (e a todos os cantos do planeta) e em força, esta a tese que há anos temos vindo a defender, como bem sabem todos os nossos leitores. Deste regresso... (Continue a ler)

As respostas dos Estados da “Europa” às propostas inglesas de renegociação

As respostas dos Estados da

// // // ]]> Como reage cada um dos Estados da EU às propostas do Reino Unido para a renegociação e reforma da “Europa” é o desafio a que a Open Europe agora responde. “Open Europe has today published an... (Continue a ler)

Forbes e Telegraph: Cavaco Mete Portugal em “Águas Perigosas”

Forbes e Telegraph: Cavaco Mete Portugal em “Águas Perigosas”

// // // ]]> A Forbes americana e o inglês Telegraph escrevem preto no branco que “Portugal has entered dangerous political waters” e que com a recente intervenção de Cavaco a “Eurozone crosses Rubicon as Portugal’s anti-euro Left banned from... (Continue a ler)

No 4º Trimestre joga-se a Credibilidade

No 4º Trimestre joga-se a Credibilidade

// // // ]]> “À medida que avançamos para os últimos meses do ano, a credibilidade está em jogo em muitas partes do globo”, revela a “Stratfor’s Fourth-Quarter Forecast 2015″, que analisa as jogadas de Estados Unidos, Rússia, China, Alemanha,... (Continue a ler)

Os Refugiados Vão Fazer Baixar os Salários na Europa…

Os Refugiados Vão Fazer Baixar os Salários na Europa…

// // // ]]> Paradoxalmente, foi Marine Le Pen o primeiro dirigente político europeu a denunciar o caso da avalanche de refugiados islâmicos como “tráfico de escravos” destinados a ser usados como um suplemento de oferta para fazer baixar os... (Continue a ler)

Como a Stratfor Antecipa os Próximos Meses…

Como a Stratfor Antecipa os Próximos Meses...

// // // ]]> Nesta ‘rentrée’ que se anuncia, entre nós, dominada pelo ‘barulho das luzes’ das campanhas eleitorais em curso (legislativas e presidenciais), vale a pena recordar aqui o “forecast” da Stratfor para os próximos tempos… “The Greek economic... (Continue a ler)

CIA: As 5 Dimensões do Conflito no Médio Oriente

CIA: As 5 Dimensões do Conflito no Médio Oriente

// // // ]]> John McLaughlin, um ex-patrão da CIA, entre 2002 e 204, faz o ponto de situação do conflito no Médio Oriente, “a conflict with five dimensions, at least: Arabs vs. Persians, terrorists vs. regimes, terrorists vs. each... (Continue a ler)

União Europeia, Nacionalismo e Crise da Europa

União Europeia, Nacionalismo e Crise da Europa

// // // ]]> A situação da União Europeia é o grande tema do novo livro do ‘patrão’ da Stratfor George Friedman, “Flashpoints: The Emerging Crisis in Europe”. Como explica o nosso amigo George, “We are now living through Europe’s... (Continue a ler)



Página 1 de 1212345678910...Última »

Compression Plugin made by Web Hosting