Inteligência Económica -

Notas sobre o funcionamento do site

Voltar à disposição inicial da página.

Restaurar

TENDÊNCIA


Página 1 de 1212345678910...Última »

A Crise Tornou-se Clima Permanente, Cultura e Requer Fatalmente Estratégia

A Crise Tornou-se Clima Permanente, Cultura e Requer Fatalmente Estratégia

Uma análise inovadora, interessante e profícua, do Eric Delbecque (École de Guerre Économique e, entre outro, Conseil Supérieur de la Formation et de la Recherche Stratégique), sobre “Sua Majestade”… a Crise.   Quand la “crise”devient notre quotidien…   Eric Delbecque... (Continue a ler)

Boas Notícias da Alemanha…

 Boas Notícias da Alemanha...

  São boas notícias para a “Europa”, mas a tomar com muito cuidado e a só tocar com pinças. Notícias que vão ter fortes consequências e obrigar a mudanças nas políticas austeritárias que, para defesa da jurássica banca alemã e... (Continue a ler)

Pensar “a Europa Sem a União”

Pensar “a Europa Sem a União”

“Pensar o impensável” é um exercício sempre muito interessante e estimulante. Mark Fleming-Williams, da Stratfor, fê-lo com a União Europeia, neste início de Março. No seu trabalho “Europe Without the Union”, ele começa por estabelecer o quadro: “The European project... (Continue a ler)

Apanhados numa “Secular Stagnation”

Apanhados numa “Secular Stagnation”

Entrámos numa “age of secular stagnation”. A tese é de Larry Summers (titular da cátedra Charles W. Eliot em Harvard, President Emeritus of Harvard University, Treasury Secretary for President Bill Clinton, Director of the National Economic Council for President Obama... (Continue a ler)

Michel Rocard: “A Europa Acabou”!

Michel Rocard:

Se Rocard o diz, é verdade! Sombrio, ele di-lo com a morte na alma. Mas tem a lucidez de o ver e a coragem de o dizer. E foi dizê-lo a Bruxelas, na cara de todos os eurocratas de topo.... (Continue a ler)

Uma Lição de Geopolítica

Uma Lição de Geopolítica

A Geopolítica está de regresso à Europa (e a todos os cantos do planeta) e em força, esta a tese que há anos temos vindo a defender, como bem sabem todos os nossos leitores. Deste regresso em força da Geopolítica... (Continue a ler)

As respostas dos Estados da “Europa” às propostas inglesas de renegociação

As respostas dos Estados da

Como reage cada um dos Estados da EU às propostas do Reino Unido para a renegociação e reforma da “Europa” é o desafio a que a Open Europe agora responde. “Open Europe has today published an EU reform heat-map assessing... (Continue a ler)

Forbes e Telegraph: Cavaco Mete Portugal em “Águas Perigosas”

Forbes e Telegraph: Cavaco Mete Portugal em “Águas Perigosas”

A Forbes americana e o inglês Telegraph escrevem preto no branco que “Portugal has entered dangerous political waters” e que com a recente intervenção de Cavaco a “Eurozone crosses Rubicon as Portugal’s anti-euro Left banned from power” e que, “the Portuguese... (Continue a ler)

No 4º Trimestre joga-se a Credibilidade

No 4º Trimestre joga-se a Credibilidade

“À medida que avançamos para os últimos meses do ano, a credibilidade está em jogo em muitas partes do globo”, revela a “Stratfor’s Fourth-Quarter Forecast 2015”, que analisa as jogadas de Estados Unidos, Rússia, China, Alemanha, mas também dos governos... (Continue a ler)

Os Refugiados Vão Fazer Baixar os Salários na Europa…

Os Refugiados Vão Fazer Baixar os Salários na Europa…

Paradoxalmente, foi Marine Le Pen o primeiro dirigente político europeu a denunciar o caso da avalanche de refugiados islâmicos como “tráfico de escravos” destinados a ser usados como um suplemento de oferta para fazer baixar os salários na Alemanha e... (Continue a ler)

Como a Stratfor Antecipa os Próximos Meses…

Como a Stratfor Antecipa os Próximos Meses...

Nesta ‘rentrée’ que se anuncia, entre nós, dominada pelo ‘barulho das luzes’ das campanhas eleitorais em curso (legislativas e presidenciais), vale a pena recordar aqui o “forecast” da Stratfor para os próximos tempos… “The Greek economic crisis will dominate the... (Continue a ler)

CIA: As 5 Dimensões do Conflito no Médio Oriente

CIA: As 5 Dimensões do Conflito no Médio Oriente

John McLaughlin, um ex-patrão da CIA, entre 2002 e 204, faz o ponto de situação do conflito no Médio Oriente, “a conflict with five dimensions, at least: Arabs vs. Persians, terrorists vs. regimes, terrorists vs. each other, Sunnis vs. Shias,... (Continue a ler)

União Europeia, Nacionalismo e Crise da Europa

União Europeia, Nacionalismo e Crise da Europa

A situação da União Europeia é o grande tema do novo livro do ‘patrão’ da Stratfor George Friedman, “Flashpoints: The Emerging Crisis in Europe”. Como explica o nosso amigo George, “We are now living through Europe’s test. As all human... (Continue a ler)



Página 1 de 1212345678910...Última »

Compression Plugin made by Web Hosting