Inteligência Económica -

Notas sobre o funcionamento do site

Voltar à disposição inicial da página.

Restaurar

TENDÊNCIA


Página 1 de 1112345678910...Última »

Michel Rocard: “A Europa Acabou”!

Michel Rocard:

// // // ]]> Se Rocard o diz, é verdade! Sombrio, ele di-lo com a morte na alma. Mas tem a lucidez de o ver e a coragem de o dizer. E foi dizê-lo a Bruxelas, na cara de todos... (Continue a ler)

Uma Lição de Geopolítica

Uma Lição de Geopolítica

// // // ]]> A Geopolítica está de regresso à Europa (e a todos os cantos do planeta) e em força, esta a tese que há anos temos vindo a defender, como bem sabem todos os nossos leitores. Deste regresso... (Continue a ler)

As respostas dos Estados da “Europa” às propostas inglesas de renegociação

As respostas dos Estados da

// // // ]]> Como reage cada um dos Estados da EU às propostas do Reino Unido para a renegociação e reforma da “Europa” é o desafio a que a Open Europe agora responde. “Open Europe has today published an... (Continue a ler)

Forbes e Telegraph: Cavaco Mete Portugal em “Águas Perigosas”

Forbes e Telegraph: Cavaco Mete Portugal em “Águas Perigosas”

// // // ]]> A Forbes americana e o inglês Telegraph escrevem preto no branco que “Portugal has entered dangerous political waters” e que com a recente intervenção de Cavaco a “Eurozone crosses Rubicon as Portugal’s anti-euro Left banned from... (Continue a ler)

No 4º Trimestre joga-se a Credibilidade

No 4º Trimestre joga-se a Credibilidade

// // // ]]> “À medida que avançamos para os últimos meses do ano, a credibilidade está em jogo em muitas partes do globo”, revela a “Stratfor’s Fourth-Quarter Forecast 2015″, que analisa as jogadas de Estados Unidos, Rússia, China, Alemanha,... (Continue a ler)

Os Refugiados Vão Fazer Baixar os Salários na Europa…

Os Refugiados Vão Fazer Baixar os Salários na Europa…

// // // ]]> Paradoxalmente, foi Marine Le Pen o primeiro dirigente político europeu a denunciar o caso da avalanche de refugiados islâmicos como “tráfico de escravos” destinados a ser usados como um suplemento de oferta para fazer baixar os... (Continue a ler)

Como a Stratfor Antecipa os Próximos Meses…

Como a Stratfor Antecipa os Próximos Meses...

// // // ]]> Nesta ‘rentrée’ que se anuncia, entre nós, dominada pelo ‘barulho das luzes’ das campanhas eleitorais em curso (legislativas e presidenciais), vale a pena recordar aqui o “forecast” da Stratfor para os próximos tempos… “The Greek economic... (Continue a ler)

CIA: As 5 Dimensões do Conflito no Médio Oriente

CIA: As 5 Dimensões do Conflito no Médio Oriente

// // // ]]> John McLaughlin, um ex-patrão da CIA, entre 2002 e 204, faz o ponto de situação do conflito no Médio Oriente, “a conflict with five dimensions, at least: Arabs vs. Persians, terrorists vs. regimes, terrorists vs. each... (Continue a ler)

União Europeia, Nacionalismo e Crise da Europa

União Europeia, Nacionalismo e Crise da Europa

// // // ]]> A situação da União Europeia é o grande tema do novo livro do ‘patrão’ da Stratfor George Friedman, “Flashpoints: The Emerging Crisis in Europe”. Como explica o nosso amigo George, “We are now living through Europe’s... (Continue a ler)

A Grécia não deve ceder ao ‘bullying’ de Berlim

A Grécia não deve ceder ao 'bullying' de Berlim

// // // ]]> Não há memória de economias avançadas terem sido tão catastroficamente mal administradas como a Zona Euro o tem sido nos últimos anos. A orientação da política definida pelo governo de Angela Merkel em Berlim, executado pela... (Continue a ler)

Europa 2015: Fragmentação

Europa 2015: Fragmentação

// // // ]]> Balanço da Europa em 2014 e perspectivas para 2015, pela Stratfor. Como é habitual, a equipa de George Friedman encontra a palavra certa para definir a tendência pesada: Fragmentação… European Fragmentation   Prediction: Europe will be... (Continue a ler)

A Europa Redescobre o Estado-Nação

A Europa Redescobre o Estado-Nação

// // // ]]> A redescoberta do Estado-Nação na Europa é destacada e analisada pela Stratfor, no momento em que o “jihadismo” islamista é apercebido pelos eleitorados europeus como uma fatal ameaça ao seu modo de viver e de estar.... (Continue a ler)

CFR: A Economia por Mares Agitados em 2015

CFR: A Economia por Mares Agitados em 2015

// // // ]]> Estagnação na Europa, instabilidade na Rússia, incerteza na China… O quadro que traçam os “experts” contactados pelo CFR (Council on Foreign Relations) não é nada tranquilizador, mas não se pode dizer que seja surpreendente. Bem pelo... (Continue a ler)



Página 1 de 1112345678910...Última »

Compression Plugin made by Web Hosting