Inteligência Económica -

Notas sobre o funcionamento do site

Voltar à disposição inicial da página.

Restaurar

TENDÊNCIA


Página 1 de 1012345678910

O Estado Alemão da “Europa”

O Estado Alemão da

// // // ]]>           Muita gente (dos poucos que souberam, na altura) já esqueceu esta notícia… E, no entanto, ela fornece a chave da explicação para muito do que aconteceu (e está a acontecer…) a... (Continue a ler)

A Esquizofrenia Domina a Europa

A Esquizofrenia Domina a Europa

// // // ]]> As relações russo-alemãs sempre foram um pouco bipolares. Uma esquizofrenia capaz de passar, em escassos dias, da cooperação mais dedicada a uma guerra feroz. A Rússia sofre de um velhíssimo complexo de fortaleza sob cerco e... (Continue a ler)

O Perigoso Jogo da China

O Perigoso Jogo da China

// // // ]]> Os esforços cada vez mais intensos da China em redesenhar as fronteiras marítimas estão a fazer crescer receios de guerra por parte dos países vizinhos e dos EUA. Será esta agressividade marítima da China reflexo de um... (Continue a ler)

Solana Denuncia a “Obsessão Táctica” da Europa

Solana Denuncia a

// // // ]]> Conheci Javier Solana, já lá vão muitos anos, uma noite em Salamanca, onde ele estava a organizar e dirigir uma manifestação contra a adesão à NATO de Espanha… “NATO, de Entrada No!” era a palavra de... (Continue a ler)

Europa desvia-se da austeridade

Europa desvia-se da austeridade

// // // ]]> O debate austeridade vs procura/crescimento está a intensificar-se na Europa e a mover a larga maioria dos países da UE para  longe de austeridade, a abordagem que por vários anos tem dominado a tentativa de enfrentar... (Continue a ler)

Super Caos?

Super Caos?

// // // ]]> Robert D. Kaplan aponta para o emergir de uma situação possível de super-caos, à escala global, e alerta que: “just because autocracy has failed does not mean that democracy can work. And just because the tumultuous,... (Continue a ler)

Resultados da liderança alemã da UE “sob coação”

// // // ]]> A crise europeia agravou as relações entre a Alemanha, França e Itália … Berlim usou a crise para justificar o controlo sobre os sistemas fiscais dos Estados-Membros da UE. Mas agora que algumas preocupações foram dissipadas,... (Continue a ler)

Preço do petróleo continua a definir Geopolítica

Preço do petróleo continua a definir Geopolítica

// // // ]]> Os fornecimentos de energia formam a espinha dorsal das economias industriais modernas e os recursos energéticos são as commodities mais importantes, em termos exportação, para os países ricos nesses recursos. Enquanto os combustíveis fósseis continuarem a... (Continue a ler)

O Emergir do Eixo Berlim-Moscovo-Pequim

O Emergir do Eixo Berlim-Moscovo-Pequim

// // // ]]> A perspectiva da emergência de um eixo Berlim-Moscovo-Pequim, que ameaça expulsar a América da Eurásia, é detalhadamente analisada no número de Agosto da “Limes –Rivista Italiana di Geopolítica”, sob o título genérico: “China, Rússia e Alemanha... (Continue a ler)

Origens e Implicações do Referendo Escocês

Origens e Implicações do Referendo Escocês

// // // ]]> Análise geopolítica ao referendo escocês de hoje. O nosso amigo George Friedman, ‘patrão’ da Stratfor, destaca aqui a importância deste referendo não só para o Reino Unido mas, sobretudo, para a Europa e para o mundo.... (Continue a ler)

Ucrânia, Rússia e o Ocidente: A análise ‘naif’ do ‘Economist’

 Ucrânia, Rússia e o Ocidente: A análise 'naif' do 'Economist'

// // // ]]> No ‘Economist’, uma análise aparentemente ‘naif’ das relações do Ocidente com a Rússia e das posições de Putine. Mas mais do que ‘naif’, a análise do ‘Economist’ é marcada por uma lacuna epistemológica: marcada por um... (Continue a ler)

Berlim e Paris Contra Mario Draghi

Berlim e Paris Contra Mario Draghi

// // // ]]> Para conseguir que Berlim não bloqueasse a nomeação de Pierre Moscovici como comissário europeu da economia e finanças, Paris paga o preço estabelecido por Merkel, um preço bem alto: a França alinhar, em boa ordem e... (Continue a ler)

Europa: Economias Fracas Continuam Vulneráveis ​​a Crises Bancárias

Europa: Economias Fracas Continuam Vulneráveis ​​a Crises Bancárias

// // // ]]> O caso “Espírito Santo” e crise bancária búlgara são os pontos de partida para a demonstração da Stratfor de que as economias dos Estados da fachada marítima europeia continuam estruturalmente frágeis e apresentam grandes vulnerabilidades face... (Continue a ler)



Página 1 de 1012345678910

Compression Plugin made by Web Hosting