Inteligência Económica -

Notas sobre o funcionamento do site

Voltar à disposição inicial da página.

Restaurar

ENTREVISTAS


Página 1 de 3123

Sergey Karaganov: O Ideólogo de Putine

 Sergey Karaganov: O Ideólogo de Putine

// // // ]]> Sergey Karaganov fica com um sorriso largo quando lhe perguntam  por que as suas ideias, com mais de duas décadas, acerca da necessidade de Moscovo “proteger” falantes de russo no exterior são de repente o centro... (Continue a ler)

Pankaj Mishra sobre a desconfiança mútua entre China e Índia

Pankaj Mishra sobre a desconfiança mútua entre China e Índia

//   Muito interessante entrevista com o ensaísta e romancista Pankaj Mishra sobre a desconfiança mútua entre a China e Índia, a percepção do Tibete, o capitalismo ao estilo chinês, e o seu mais recente livro “A Great Clamour: Encounters... (Continue a ler)

A Inteligência Económica em Marrocos

 A Inteligência Económica em Marrocos

// // // ]]> Entrevista com Abdelmalek Alaoui, homem forte da IE em Marrocos, que explica a pilhagem chinesa sobre os produtos tradicionais marroquinos (“a guerra das babuchas”…), a guerra de informação espanhola contra o porto de Tanger e a... (Continue a ler)

QUE QUER DIZER INTELIGÊNCIA ECONÓMICA?

Entrevista com o autor de “Ce que intelligence économique veut dire”, Damien Bruté de Rémur, sobre o que é e, sobretudo, o que não é a Inteligência Económica, um instrumento cada vez mais presente nas empresas e outras instituições ganhadoras... (Continue a ler)

Soros: ‘A Grécia Nunca Poderá Pagar Esta Dívida’

Soros: 'A Grécia Nunca Poderá Pagar Esta  Dívida'

“Toda a gente sabe que a Grécia nunca poderá pagar esta dívida”, afirmou o lendário investidor George Soros em entrevista à Der Spiegel. O bilionário avisa também para a ascensão dos partidos extremistas na Europa se a Alemanha não mudar... (Continue a ler)

Félix Ribeiro Desfaz o “Pensamento Único Europeu”

 Félix Ribeiro Desfaz o

//   Félix Ribeiro: “Portugal só pode estar na Europa se for útil aos Estados Unidos da América…” Foto: António Pedro Santos É uma entrevista memorável que prova à saciedade que, em Portugal, ainda há quem seja capaz de pensar. Que... (Continue a ler)

John Robb na ‘TechCrunch’

John Robb na ‘TechCrunch’

Drones, “open-source warfare”, “systems disruption”, comunidades resilientes e uma visão pessimista da guerra global que os “mercados” fazem aos Estados soberanos, numa entrevista da TechCrunch a John Robb, um dos mais originais e heterodoxos autores americanos da actualidade.              John... (Continue a ler)

“Que o Estreito do Pacífico continue a ser um Estreito de Paz”

“Que o Estreito do Pacífico continue a ser um Estreito de Paz”

A deputada Carina Oliveira, presidente do grupo parlamentar (informal) de amizade Portugal/Taiwan, em entrevista ao Inteligência Económica, analisa as disputas marítimas no estreito do Pacífico, em particular o trágico incidente que vitimou um pescador taiwanês, e fala ainda dos laços... (Continue a ler)

“Armar os jihadistas não é boa ideia”

  Até há pouco, ‘patrão’ do contra-terrorismo francês, dirigente dos “serviços” e, antes, chefe da ‘antena’ da DGSE na Síria (cuja língua fala na perfeição), Alain Chouet manifesta-se contra a ideia de “armar os salafistas e jihadistas” na Síria. A... (Continue a ler)

A terceira revolução industrial

A terceira revolução industrial

A economia global vive uma mutação radical do seu modelo. A esta mutação se tem chamado “crise”. Esta designação convencional é equívoca e tem ocultado muito mais do que tem esclarecido sobre esta “crise”. Aqui no “IE”, há muito que... (Continue a ler)

Compreender o Brasil

Compreender o Brasil

Um muito interessante olhar sobre o Brasil, vindo do Canadá.  W. E. (Ted) Hewitt, professor de Sociologia na  University of Western Ontario  e uma das maiores “autoridades” no país norte-americano sobre o Brasil, em entrevista, oferece uma visão crítica sobre o... (Continue a ler)

Crise à japonesa, fim do crescimento e guerra…

Crise à japonesa, fim do crescimento e guerra...

O fim do crescimento e uma crise para vinte anos “à japonesa”, uma guerra mundial e também a maneira de a evitar… Está tudo no último livro de Michel Rocard, ex-primeiro-ministro francês e figura máxima da esquerda social-democrata, que alerta... (Continue a ler)

A Doutrina Obama com olhos na Àsia, a distracção Médio Oriente e o futuro da China

A Doutrina Obama com olhos na Àsia, a distracção Médio Oriente e o futuro da China

Ian Bremmer, presidente do Eurasia Group, fala do novo papel dos Estados Unidos na Ásia, explica como o conflito no Médio Oriente  pode desafiar esse papel e aborda o futuro da China. Uma interessante análise à “doutrina Obama”, em conversa com... (Continue a ler)



Página 1 de 3123

Compression Plugin made by Web Hosting