Inteligência Económica -

Notas sobre o funcionamento do site

Voltar à disposição inicial da página.

Restaurar

INFLUÊNCIA E SOFTPOWER


Página 1 de 812345678

AS FALSAS FOTOS DE GAZA

AS FALSAS FOTOS DE GAZA

// // // ]]> O “Libération” desmonta a campanha de desinformação sobre a situação em Gaza e mostra como as fotos de mortos e outras vítimas atribuídas à ofensiva israelita em Gaza são, de facto, das guerras civis da Síria... (Continue a ler)

A Mais Velha Profissão do Mundo

A Mais Velha Profissão do Mundo

Se pensou prostituição, enganou-se. A mais velha profissão do mundo é… a comunicação política. Jean-Noël Dibie, homem – é claro – de comunicação e, sobretudo, televisão, passa em revista os factos, desde a profunda pré-história até ao actual desafio da... (Continue a ler)

OS ANUNCIANTES COMEÇAM A ABANDONAR O FACEBOOK

OS ANUNCIANTES COMEÇAM A ABANDONAR O FACEBOOK

O Facebook tomou-se pelo dono do mundo, perdeu os modos e as estriberias, tornou-se um pequeno ditador caprichoso e adquiriu hábitos excessivamentes intrusivos e invasivos. Resultado: os utilizadores cansam-se de censuras, restirções e outras intromissões… E, pior ainda, os anunciantes... (Continue a ler)

A Guerra de Informação

A Guerra de Informação

A guerra de informação – information warfare ou infowar ou infoguerre ou guerre d’information ou… – explicada do ponto de vista do seu impacto condicionante sobre as relações de forças económicas políticas e até militares. Uma guerra que integra e... (Continue a ler)

Lobbys Dominam a Comissão Europeia

Lobbys Dominam a Comissão Europeia

Um relatório de um grupo preocupado com a influência de lobistas corporativos na agenda política da Europa diz que muitos dos grupos de peritos da Comissão, que desempenham um papel influente no aconselhamento sobre a legislação da UE, são dominados... (Continue a ler)

A Ciber Revolução

A Ciber Revolução

“A nova revolução não é apenas uma revolução – já está a mudar a região em que vivemos. As mudanças que estão a ocorrer no Médio Oriente são tectónicas, inevitáveis e trazem nova era para o mundo político. Neste mundo,... (Continue a ler)

Soft Power? A China Tem Imenso

Soft Power? A China Tem Imenso

Ao contrário de Joseph Nye, que tem sido muito céptico em relação às capacidades de soft power da China, o ponto de vista aqui defendido por Trevor Moss aponta para uma “abundância” de soft power chinês. Razão para a diferença... (Continue a ler)

A lição de Friedman

A lição de Friedman

A câmara de Sagres tem a obrigação de dar a melhor medalha municipal (se não tem, invente) ao nosso amigo George Friedman. O patrão da Stratfor (e um dos mais brilhantes analistas do presente e antecipadores de futuro) acaba de... (Continue a ler)

Europa Tornou-se Perigosa Para Jornalistas

Europa Tornou-se Perigosa Para Jornalistas

A morada de um jornalista do ‘Le Monde’ distribuída durante uma manifestação em Paris e o violento “clash”, em Atenas, entre a polícia e as “tropas” da extrema-direita que distribuiam comida na Praça Syntagma são dois episódios, deste início de... (Continue a ler)

Artigo Censurado no El País: ‘Alemania Contra Europa’

 Artigo Censurado no El País: 'Alemania Contra Europa'

O ‘El País’ retira artigo crítico da actual política europeia com o ‘argumento’ de que compara Merkel a Hitler. O jornal de Madrid retirou ontem o artigo da sua página na Internet, ao mesmo tempo que lamentava tê-lo publicado, por... (Continue a ler)

E-Reputation e Estratégias de Influência na Internet

E-Reputation e Estratégias de Influência na Internet

A ‘e-reputation’ cresce em importância todos os dias, nas sociedades cujo funcionamento quotidiano se baseia em redes e em que a informação se tornou a principal matéria-prima. Ou seja, a sua importância cresce em paralelo com a migração das ‘sociedades... (Continue a ler)

2013: O Estado dos Media

2013: O Estado dos Media

A percepção que temos do mundo, a forma como construímos o mundo (a nossa “visão” do mundo), é tributária dos “canais” por que o mundo nos chega. A grande mudança no mundo é também fruto das mudanças nos meios e... (Continue a ler)

Gérard de Villiers: O homem que sabe demais e conta tudo ou… quase

Gérard de Villiers: O homem que sabe demais e conta tudo ou... quase

O ‘New York Times’ consagrou-o “o homem mais bem informado do mundo”, na sua recente edição de 30 de Janeiro. “O homem que murmura ao ouvido dos poderosos”. Autor de centenas de romances de espionagem, Gerard de Villiers tem o... (Continue a ler)



Página 1 de 812345678

Compression Plugin made by Web Hosting