Inteligência Económica -

Notas sobre o funcionamento do site

Voltar à disposição inicial da página.

Restaurar

MATRIZES ESTRATÉGICAS


Página 1 de 812345678

Previsões da Stratfor para 2º trimestre destacam ressurgimento da Rússia

Previsões da Stratfor para 2º trimestre destacam ressurgimento da Rússia

“Há quinze anos, quando um funcionário burocrático russo desconhecido chamado Vladimir Putine subiu ao poder, a Stratfor começou a traçar o ressurgimento da Rússia. O ex-oficial do KGB neutralizou uma insurgência chechena, freou poderosos oligarcas da Rússia e transformou as... (Continue a ler)

INTERPRETAR OS CHINESES

INTERPRETAR OS CHINESES

//   A China tem, nos últimos tempos, provocado deliberadamente escaladas de tensão com quase todos os seus vizinhos (excepções a estas manifestações públicas da vontade de Pequim são a Coreia da Norte e, por razões bem diferentes, a Rússia…).... (Continue a ler)

O Vazio da Europa

O Vazio da Europa

Mais do que incorrer em graves riscos de natureza financeira ou económica, a Europa começou a mergulhar no vazio de uma implosão geopolítica. O actual episódio da Ucrânia é já um resultado (apenas o primeiro…) deste quadro. Na próxima semana,... (Continue a ler)

Basta olhar para as curvas… e percebe-se logo tudo!

Basta olhar para as curvas... e percebe-se logo tudo!

// // // ]]> John Robb propõe uma muito clara e interessante periodização do andamento económico, social e político dos EUA, desde o fim da II Guerra até agora: The Great Prosperity: 1947-79 & The Great Regression: 1980-Now // //... (Continue a ler)

Ameaça de Guerra na Europa

Ameaça de Guerra na Europa

Jean-Claude Junker, primeiro-ministro do Luxemburgo e até há pouco chefe do Eurogrupo, avisa a Alemanha que “os demónios da guerra na Europa não desapareceram, estão apenas a dormir”. E, portanto, muito cuidadinho para não os acordar… Junker vê como muito... (Continue a ler)

As “Forças Especiais” Americanas

As

O “11 de Setembro” teve imensas consequências, a todos os níveis. Uma delas (e não a menos importante…) foi a de colocar no radar a questão da “guerra assimétrica”. Com o golpe de Bin Laden, os EUA descobriam que, saídos... (Continue a ler)

EUA reduzem força militar na Europa

EUA reduzem força militar na Europa

O mundo está a mudar, os Estados Unidos estão a mudar e esta Europa dos “cortes” está a ficar muito mais perigosa, porque desprotegida. Para os que “pensavam” que o “guarda-chuva” americano era a protecção garantida, as notícias não podiam... (Continue a ler)

Rússia a reconstruir a esfera de influência

Rússia a reconstruir a esfera de influência

Moscovo procura reconstruir a sua velha esfera de influência, um passo que considera necessário para voltar a ser (e ser apercebida…) como um “great power”. A Stratfor analisa estes esforços da Rússia de Vladimir Putine. Russia’s Expanding Influence, Part 1:... (Continue a ler)

A Crise No Eixo Paris-Berlim

A Crise No Eixo Paris-Berlim

A crise europeia afecta fortemente a aliança Paris-Berlim, eixo fundamental da “Europa”. Os interesses nacionais da Alemanha afastam-se cada dia mais dos interesses nacionais da França. Esta divergência dos interesses nacionais é agravada pelos resultados assimétricos que a crise tem... (Continue a ler)

A ‘Operação Mali’ Revela Um Novo Quadro Estratégico

A 'Operação Mali' Revela Um Novo Quadro Estratégico

A “operação Mali” é, talvez muito mais que a Líbia, reveladora de aspectos decisivos do novo quadro estratégico que está a impor-se rapidamente. Coloca mesmo em clara perspectiva e relevante destaque algumas novas realidades que ninguém pode ignorar. E também... (Continue a ler)

Europa ou o suicídio pelo desinvestimento na Defesa

Europa ou o suicídio pelo desinvestimento na Defesa

Depois de ler o estudo ‘European Defense Trends 2012, o Prof. Julian Lindley-French conclui que fica demonstrada “conclusively a disconnection between Europe’s on-going slashing of defence spending and the hikes taking place in the rest of the world”. E, entre o... (Continue a ler)

2013: O Ano Que Decidirá o Futuro da Europa

 2013: O Ano Que Decidirá o Futuro da Europa

Com um olhar lúcido e frio, George Friedman traça o retrato geopolítico de uma Europa perdida, numa encruzilhada, para quem 2013 vai ser um ano de decisão… E decisivo. A Europa, para Friedman, “it has gone far to solve the... (Continue a ler)

A China quer as Lajes

A China quer as Lajes

Há poucos meses, sugerimos aqui (como ironia e para sublinhar os limites estreitos do quadro financeiro-económico em que Merkel e amigos puseram a Europa a definhar) que os responsáveis portugueses deveriam antecipar as ordens de Merkel e do ‘Bild’ para... (Continue a ler)



Página 1 de 812345678

Compression Plugin made by Web Hosting