Inteligência Económica -

Notas sobre o funcionamento do site

Voltar à disposição inicial da página.

Restaurar

LIVROS


Página 1 de 3123

Alice Lacoye-Mateus – Infoguerras – Como dominar as mentes em 40 páginas

Alice Lacoye-Mateus - Infoguerras - Como dominar as mentes em 40 páginas

“Infoguerres: Dominer les esprits”, a mais recente obra de Alice Lacoye-Mateus (colaboradora do nosso site e também da revista CEO Lusófono, Mestre em Direito Europeu e Internacional Económico pela Université de Paris/Dauphine e em Inteligência Económica pela École de Guerre... (Continue a ler)

Alain Bauer: “Quem É o Inimigo?”

 Alain Bauer: “Quem É o Inimigo?”

Escassos dias antes dos ataques do DAESH a Paris, o nosso amigo Alain Bauer lançava “Qui est l’ennemi ?”, nas edições do CNRS, com prefácio de Michel Rocard. Conselheiro de vários primeiros-ministros e presidentes de França, em matérias de Segurança... (Continue a ler)

Influência e Estratégia de Influência

Influência e Estratégia de Influência

José Mateus O meu amigo Franck DeCloquement fez-me chegar (merci, Franck) este notável e pioneiro “memento” da autoria do Coronel Bruno Mignot, com prefácio de outro nosso amigo, Alain Juillet, o grande mestre da Inteligência Económica, ex- Stanford, ex-patrão de... (Continue a ler)

O Mito do Século XX: A “Superioridade Militar” Alemã

O Mito do Século XX: A

A abertura dos arquivos militares russos em 1991 forneceu a oportunidade, há muito esperada, de acesso a informação sobre a realidade do conflito durante a II Guerra. Até então, os historiadores militares tinham apenas trabalhado sobre informação alemã… David M.... (Continue a ler)

“O Veneno Alemão”

“O Veneno Alemão”

“O ‘veneno alemão’ é o que a política do governo Merkel difunde na economia dos seus vizinhos. Um veneno asfixiante que condena esses vizinhos à miséria e ao caos social e político. Um monstro nasceu, debaixo dos nossos olhos, filho... (Continue a ler)

A China a Nu em “Le Gué du tigre”

A China a Nu em

No “Le Gué du tigre”, de Philippe Dessertine, “tudo é falso e, no entanto, tudo é verdade”… Na sequência da rocambolesca queda de Bo Xilai, Dessertina cria um dramático “huit clos” e realiza uma muito bem conseguida “géopolitique fiction” que... (Continue a ler)

O “Mito da China” Analisado por Joseph S. Nye

O “Mito da China” Analisado por Joseph S. Nye

Joseph S. Nye analisa a realidade da ascensão em potência da China, a balança da relação de forças com os Estados Unidos e desconstrói o mito chinês. Professor na Harvard University, Joseph S. Nye é o autor do recente “Is... (Continue a ler)

REDESCOBRIR ALEXANDRE HERCULANO

 REDESCOBRIR ALEXANDRE HERCULANO

e sua mui detalhada crónica da criação  dos modernos serviços de inteligência   Há anos que não punha os olhos na prosa do Alexandra Herculano. Nem na ficção, nem nos trabalhos do historiador. Um destes dias parei numa ‘estação de... (Continue a ler)

“Operação Negócios Privados”

“Operação Negócios Privados”

Paulo Reis serve aqui aos leitores um thriller bem português em que qualquer coincidência com a realidade é, claro, pura ficção. Um caso raro, no nosso panorama editorial, de domínio de uma narrativa muito bem “cosida” e embalada. O autor,... (Continue a ler)

Austeridade: Demolição do Estado Social e Ascensão da Economia Zombie

Austeridade: Demolição do Estado Social e Ascensão da Economia Zombie

O discurso e a narrativa da “austeridade” são completamente demolidas por Kerry-anne Mendoza em “Austerity: The demolition of the welfare state and the rise of the zombie economy” e, estabelecendo a relação entre “austeridade” e “democracia, mostra como o que... (Continue a ler)

“O Puzzle Geopolítico da Região Atlântica Ibero-Áfricana”, do Cdte. Virgílio de Carvalho

“O Puzzle Geopolítico da Região Atlântica Ibero-Áfricana”, do Cdte. Virgílio de Carvalho

Reavivar memórias… Em 1983, havia já quem publicava sobre esta ‘matéria’ marcada, nos últimos anos, por um permanente borbulhar de conflitos, por enquanto, à volta de ilhas, ilhotas, penedos e rochedos. Do marroquino (mas ocupado por Castela, perdão, Espanha) Perejil... (Continue a ler)

Livros para Zuckerberg… E, sobretudo, não só!

Livros para Zuckerberg… E, sobretudo, não só!

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, promete ler livros durante o ano de 2015. Óptimo e que seja bem-vindo ao clube… Ambicioso, Zuckerberg anuncia como meta ler um livro a cada duas semanas e convida os utentes do “Face” a... (Continue a ler)

Para Perceber o Senhor do Kremlin

Para Perceber o Senhor do Kremlin

“Poutine”, de Frédéric Pons... (Continue a ler)



Página 1 de 3123

Compression Plugin made by Web Hosting