Notas sobre o funcionamento do site

Voltar à disposição inicial da página.

Restaurar

barra login

Noruega sob alerta de “ataque terrorista dentro de dias”


Os serviços de segurança noruegueses lançaram hoje o alerta e medidas excepcionais de reforço da segurança contra uma ameaça de “ataque terrorista dentro de dias” por parte de um grupo com alegadas ligações a extremistas islâmicos na Síria. Uma ameaça não “especificada”, mas avaliada como “credível” pelos serviços secretos do país.

Foi a própria chefe do PST, serviço de informações internas, a revelar a existência da ameaça à segurança na Noruega. Benedicte Bjoernland revelou esta manhã que o PST  “recebeu recentemente informações segundo as quais um grupo com ligações a extremistas islâmicos na Síria poderia ter a intenção de cometer um ato terrorista na Noruega”. “Temos também informações que indicam que foi planeado um eventual ataque terrorista contra a Noruega, para ter lugar dentro de pouco tempo, supostamente dentro de poucos dias”, acrescentou a responsável.

No último relatório anual, os serviços de informações da Noruega apontavam já para um recrudescimento da ameaça do terrorismo associado ao conflito na Síria, com entre 40 a 50 pessoas com ligações à Noruega terem combatido – ou ainda a combater – no país de Bashar al-Assad.

Não há dados sobre eventuais alvos ou identidades dos membros da presumível célula terrorista,  tão-pouco sobre a sua atual localização. Ainda assim, o PST está a apresenta os dados que recolheu como “credíveis”.
“Uma ameaça concreta”

O  ministro norueguês da Justiça, Anders Anundsen pediu às populações que permaneçam vigilantes, evitando, no entanto, a estigmatização de muçulmanos.

As  autoridades norueguesas reforçaram os dispositivos policiais em estruturas dos transportes públicos e nos aeroportos. Foram também convocados elementos das forças de segurança que se encontravam de férias.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Posts relacionados:

Deixe um Comentário

 


Compression Plugin made by Web Hosting