Notas sobre o funcionamento do site

Voltar à disposição inicial da página.

Restaurar

barra login

Dias Tranquilos ao Sol de Portugal



Dos dirigentes políticos que em Agosto passaram dias tranquilos neste País calmo e seguro, Cameron foi certamente o mais fotografado (nos mercados de peixe, como todos os anos… veremos onde pedirá para o fotografarem em 2015) e o mais discreto foi, sem dúvida, o presidente Blaise Compaoré, do Burkina Faso, que por cá passou a terceira semana de Agosto (depois de quatro dias em Marrocos) e conseguiu passar totalmente incógnito.

“Califado” Expande-se

O novo “Califado” já chegou ao Atlântico e também ao Mediterrâneo ocidental. Na Argélia, aqui bem perto, os “Soldados do Califado”, até agora súbditos da Al-Qaeda, romperam os laços com o que resta da organização de Bin Laden (que acusam de se desviar da “verdadeira via”…) e prestaram vassalagem ao ISIS e seu Califado. Na Nigéria, o Boko Haram já se tinha antecipado e havia também prestado vassalagem ao “califa” Abu Bakr al-Baghdadi. A essência e a lógica feudais afirma-se cada dia mais nas relações entre grupos e potentados da nebulosa islamista e exige que quem os combate estude a história medieval das duas margens do Mediterrâneo…

Deposita Confiança no Seu Banco…?

A situação que campeia no sistema bancário da União Europeia (e Portugal é um caso paradigmático dessa situação…) faz com que os “depósitos” que pessoas e empresas têm nos bancos não sejam realmente “depósitos” mas apenas declarações de reconhecimento de dívidas dos bancos com os depositantes. Põe-se, portanto, a questão: deposita confiança no seu banco? Um estudo recente da Ernst&Young França é aterrador (para os bancos) e prova que as pessoas ainda não estão parvas: apenas menos de um em cada três tem confiança no seu banco! De que estarão, então, à espera para se “desbancarizarem”? A resposta parece ser a de que não têm uma solução prática e já se convenceram que o colchão não é grande ideia. Por inércia, vão ficando…

Africom na Caça aos Traficantes de Droga

Era inevitável, dados os laços entre tráfico de droga e terrorismo islamista, em todo o “corredor do Sahel”, da Guiné-Bissau à Somália. Se o terrorismo estava no “caderno de encargos” do Comando Africom (o comando americano para a zona de África), o tráfico de droga tinha inevitavelmente de também aparecer. Já foi oficializado, o combate ao tráfico de droga passa a integrar as competências do Africom.

“Yes Scotland” quase, quase…

O movimento independentista liderado por Alex Salmond do Partido Nacional Escocês (SNP) consegue federar as novas esperanças e os velhos ódios (a Londres), as cidades e os campos, novos e velhos, não deixando de lado nenhuma categoria social nem nenhuma classe de idade. O SNP disse a cada um o que ele queria ouvir e foi ao encontro dos seus anseios e reivindicações. Aos seniores garante uma protecção social óptima, aos ecologistas e pacifistas o fim do nuclear, aos românticos garante o regresso da velha glória da Escócia… A dinâmica economia escocesa e o maná do petróleo ajudam, é claro. Contra o projecto independentista do SNP, estão todos os 400 aristocratas que possuem mais de metade da terra na Escócia. E, claro, Bruxelas (com medo do contágio à Catalunha, País Basco, Padania italiana, Flandres, etc…) está contra e até Merkel já mandou os escoceses terem juizinho, não se meterem em aventuras e manterem o status-quo. Enfim, dia 18, já se verá se é desta que há “Yes Scotland”.

Bolsa do Diamante em Harare

Robert Mugabe vai, finalmente, ter a sua bolsa de diamantes em Harare, no próximo mês de Novembro. Na mesma data de uma conferência internacional sobre o sector. O Dubai, claro, não é alheio ao facto e nem anda longe…

Roma Quer ‘Secretas’ a Colaborar Mais

A ministra italiana da Defesa quer uma maior colaboração entre os serviços de inteligência da União Europeia, face à expansão da ameaça islamista. Roberta Pinotti aproveitou uma reunião informal dos ministros europeus da Defesa, em Milão, para sublinhar a necessidade, face às ameaças nas fronteiras europeias, de reforçar as políticas de segurança e defesa. E lamentou que a recente reunião da NATO, em Gales, tenha prestado pouca atenção à questão da Líbia (que, por razões de história e de geografia, preocupa muito os italianos).

Coreia do Norte: Tudo em Família…

Kim Jong-un, o actual herdeiro da dinastia comunista norte-coreana, entregou a coordenação dos serviços secretos à sua jovem irmã… Uma prenda entre irmãos ou um acerto na herança? Ou, mais provável, Kim Jong-un não tinha mais ninguém para o cargo… Seja como for, o que importa é que fica tudo em família.

Ucrânia: Importante, Mas…

A percentagem de eleitores americanos que considera a Ucrânia importante para a segurança do USA subiu bastante durante o Verão (é agora de 41% e já superior aos 37% que têm opinião contrária). Os eleitores aceitam mais sanções sobre Moscovo mas não aceitam uma ajuda militar à Ucrânia.

Presidente do Egipto Visita Marrocos

O presidente egípcio Abdel Fattah Al-Sissi chega a Marrocos no próximo dia 21 para uma visita de trabalho com a duração de três dias. Marrocos e o Egipto afirmam-se como os dois pólos de estabilidade numa África do Norte (um em cada extremo) mergulhada em agitação e caos. A cooperação económica é anunciada como o prato forte da visita mas outras questões estão a gerar alguma ansiedade. Por exemplo, o actual primeiro-ministro marroquino é o líder do partido islamista que é a extensão em Marrocos da Irmandade Muçulmana egípcia, agora ilegalizada e a que pertencia aquele Morsi que os militares sob o comando de Al-Sissi apearam da Presidência da República, depois da revolta da rua… A grande conversa, porém, será com o rei Mohammed VI.

 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Posts relacionados:

Deixe um Comentário

 


Compression Plugin made by Web Hosting