Notas sobre o funcionamento do site

Voltar à disposição inicial da página.

Restaurar

barra login

CLASSIFICADO: Português de Saddam, novo “Snowden”, tornozelos de Kim, mistério do café dos economistas, e muito mais…




… a descobrir no Classificado de hoje:
 

O português de Saddam

Foi durante anos o “chef” do ditador iraquiano, em Bagdad, que apreciava muito os seus cozinhados e o tratava com esmero e simpatia, chegando a ir frequentemente à cozinha cumprimentá-lo. Segredo de estado: uma vez por semana, Saddam comia bacalhau… E adorava.

 

“Mas… o que é que os economistas metem no seu café?

E que diabo andam eles a fumar…?!” Perguntas, entre o angustiado e o humorado (o humor é um escudo contra a desgraça…), de um dos mais atentos observadores da “crise”, no nosso ‘network’ de fontes muito bem informadas, cansado de ver os economistas sempre “acertar ao lado”.

 

Um novo “Snowden” na NSA?

A revelação surge num novo documentário sobre Snowden. Um “informador” mais experiente e com um lugar mais elevado na hierarquia estará a desviar informações do interior da NSA… Uma desgraça, já se sabe, nunca vem só!

 

Turquia na tormenta

A posição ambígua (é o mínimo que se lhe pode chamar) do governo de Erdogan na luta contra os islamistas do Daech (sunitas como os turcos…) transformou a Turquia num “aliado não-confiável”. Washington deixou de confiar em Ankara e já começam a aparecer vozes na NATO a sugerir a expulsão da Turquia da Aliança. Do outro lado, o Daech recruta na Turquia, cria infraestruturas logísticas e redes militantes (situação que recorda os anos de ‘sponsorship’ dos talibans pelo Paquistão e leva analistas a falar de “paquistanização da Turquia”…). Um Estado que parecia forte no papel aparece na realidade como fraco… A esta fraqueza, faz eco a “promessa” do Daech “hoje Kobane, amanhã os otomanos”.

 

Kim operado aos tornozelos

O desaparecimento do ditador norte-coreano está explicado e não houve golpe de estado mas um simples problemas de pés e tornozelos. Kim Jong-un foi operado aos dois tornozelos e aos pés por um médico francês (ido propositadamente de Paris) na clínica Bonghwa, em Pyongyang, e desde a intervenção cirúrgica ficou a recuperar numa residência, ao norte da capital. Os “serviços” americanos e sul-coreanos concordam nesta versão dos factos.

 

Hong-Kong: as “Tríades” ao serviço de Pequim

Incapaz de controlar pelos meios oficiais o movimento estudantil pró-democracia, Pequim chamou em seu auxílio os gangsters das tríades. Usando máscaras anti-poluição, que lhes escondem o rosto, os membros dos gangs agridem e atacam os manisfestantes, nas periferias das manifestações, criando o terror nas ruas. Ao entregar as ruas às tríades, Pequim pode ter criado uma situação em que “a emenda é pior que o soneto”… Só o desespero do mandarinato comunista pode explicar uma tal decisão.

 

Espanhóis no Iraque

Militares enviados por Madrid vão treinar tropas iraquianas para combater o Daech, o grupo islamista  que pretende estabelecer um califado em território da Síria e do Iraque e, de seguida, expandi-lo até ao Atlântico (Portugal incluído). Os militares espanhóis não terão missões de combate mas apenas de instrução e  treino.

 

A ‘Toupeira’ japonesa no MNE de Pequim

O Naichô, serviço de inteligência dependente do primeiro-ministro japonês, conseguiu o feito de ‘gerir’ durante mais de 20 anos uma toupeira altamente colocada no MNE chinês: o embaixador Ma Jisheng, até agora representante da China na Islândia (país muito importante para Pequim devido ao processo do Ártico e seus impactos, a que a China considera não poder deixar de influenciar e participar). Ma Jisheng que era, claro, uma das vozes oficiais mais críticas do Japão, foi preso, numa deslocação a Pequim, acusado com a sua mulher de passar aos japoneses “segredos da segurança nacional”.

 

O especialista de “intercepção” da CIA passa à privada

Mike Bartholomew que, durante mais de trinta anos, foi o especialista dos programas de “intercepção” da comunidade americana de inteligência acaba de sair e passar à privada, criando a sua própria empresa de consultadoria, a Mpb Consulting. No estado da Virgínia, claro.

 

Guerras de Sucessão

 No Irão e no Oman estão em marcha vastas e profundas manobras e operações de guerras intestinas entre os vários candidatos a “ser vizir no lugar do vizir”. O monarca do Oman, Qaboos bin Said de 73 anos, está há mais de 3 meses em tratamento médico na Alemanha enquanto o líder supremo do Irão, o ayatollah Sayyed Ali Khamenei de 75 anos, tem graves problemas de próstata e foi, recentemente, submetido a intervenções cirúrgicas).

CiberInteligência

Greenmantle, gabinete britânico de Inteligência Económica, em Cambridge, fez uma ciberviragem nos seus métodos de trabalho e reforçou as suas competências na área da cibersegurança.

 

 IPSA desembarca na Europa

 Ao recrutar os fundadores do gabinete inglês Risk Resolution Group, os americano-canadianos da IPSA International, conhecida empresa de Inteligência Económica, inicia o seu ataque ao mercado da União Europeia…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Posts relacionados:

Deixe um Comentário

 


Compression Plugin made by Web Hosting