Notas sobre o funcionamento do site

Voltar à disposição inicial da página.

Restaurar

barra login

Inteligência Económica: O “Estado da Arte” em França



“Intelligence économique – IE en 2013 en France”, reportagem televisiva muito interessante (e polémica…) sobre o “estado da arte” em França. Destaque para as explicações (simples e sábias…) sobre a matéria de alguns estimados amigos da equipa do “Inteligência Económica” (Alain Juillet, Christian Harbilot, Philippe Caduc…).

Fabulosa, por exemplo, a explicação de Alain Juillet da sua operação que permitiu salvar milhares de empregos em Calais e liquidar a manobra chinesa de rapto de todo um segmento industrial francês (atente-se no sorrisinho do mestre Juillet quando revela o estratagema que usou para bloquear a manobra chinesa…).

A intervenção de C. Harbulot é conceptualmente brilhante e P. Caduc, que dirige a maior agência francesa de IE (totalmente de capitais públicos…), revela as linhas gerais da prática actual do ‘métier’ (num “mundo de cristal” onde qualquer falta à ética e à lei é fatal…).

O responsável pela “segurança económica” na secreta francesa (DCRI) dá a cara para explicar, num anfiteatro universitário, como a colaboração entre as empresas e os “serviços” é imprescindível e decisiva para alcançar os objectivos de defesa da economia e dos seus recursos materiais e imateriais…

Em suma, “dans un monde sans frontières, les entreprises se livrent une guerre permanente. Avoir accès aux données stratégiques sur ses concurrents est devenu aussi vital que d’apprendre à déjouer leurs attaques informatiques. Grace à l’intelligence économique des entreprises sont passés a l’offensive aujourd’hui.  Le renseignement est très important pour la survie de nos entreprises et de l’Etat.”

A ver, obrigatoriamente.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Posts relacionados:

Deixe um Comentário

 


Compression Plugin made by Web Hosting