Notas sobre o funcionamento do site

Voltar à disposição inicial da página.

Restaurar

barra login

Quem está de que lado na balança do BCE?

 

A imagem mostra uma vez mais uma Alemanha isolada com um interesse próprio nesta Europa totalmente oposto ao dos restantes Estados-Membros, aceitando, neste caso, apenas a compra pelo BCE de dívida de países com rating AAA…. em que se inclui a Alemanha…

( Atualização: O Banco Central Europeu anunciou esta quinta-feira a decisão histórica de avançar para a compra de divida no valor de 60 mil milhões de euros por mês, pelo menos até Setembro de 2016. Os eventuais prejuízos do banco com compra de activos vão ser partilhados por todos os bancos centrais nacionais).

Durante meses, o Banco Central Europeu (BCE) e os membros da zona do euro têm vindo a discutir opções para a compra de dívida de países da zona do euro – um mecanismo conhecido como quantitative easing. O mecanismo é controverso, e o BCE tem-se esforçado para chegar a um consenso sobre o que exatamente este programa deve implicar. Nas últimas semanas, o banco tem explorado três opções: flexibilização quantitativa completa (compra de dívida de todos os membros da zona do euro); delegação da compra de títulos soberanos aos bancos centrais de cada país; e apenas a compra de dívida de países com rating AAA. A decisão deverá ser hoje anunciada.

Cada opção é controversa por motivos diferentes:

– A Alemanha, por exemplo, opõe-se à compra de títulos soberanos de todos os membros da zona do euro, porque não quer que o BCE assuma os riscos de estados periféricos.

– Deixar os bancos centrais nacionais comprar dívida – e carregar esse risco – seria mais seguro, mas isso também envia uma mensagem política forte contra a integração europeia.

– Por fim, a compra de dívida dos países com a mais alta classificação de crédito deixaria os títulos periféricos de países como Portugal sem suporte, podendo levar o mercado a abandoná-los e fazer os juros sobre as suas dívidas subir novamente.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Posts relacionados:

Deixe um Comentário

 


Compression Plugin made by Web Hosting