Notas sobre o funcionamento do site

Voltar à disposição inicial da página.

Restaurar

barra login

Um drone no jardim da… Casa Branca



Os estrategas costumam dizer que o Direito tem sempre uma guerra de atraso. Mas, no caso das novas tecnologias, é melhor dizer que o atraso é de várias gerações tecnológicas. O poder político americano começa a despertar para a necessidade de legislar sobre os drones e, na Europa, só a França parece ter realmente algum trabalho de casa já feito sobre a matéria. Mas é tudo muito incipiente. E ainda pouco ou nada se sabe sobre como combater realmente as ameaças de diversa natureza (do ataque a infraestruturas críticas ao uso contra monumentos ou a bombardeamento em espaço urbano…) que os drones colocam.

Desde Outubro, as centrais nucleares franceses tiveram mais de uma vintena de visitas de drones. O palácio presidencial do Eliseu também foi visitado… E a Obama caiu-lhe agora uma mosca na sopa, perdão, um drone no jardim. O momento político não podia ter sido mais apropriado…

Em Portugal, claro, ninguém se preocupa com isto. E nem vale a pena “amandar” um drone para o Pátio dos Bichos do senhor Cavaco ou para a vivenda de Massamá do senhor Passos. Seria coisa para perder tempo e dinheiro. Mas fazer sobrevoar uma “parada” de comemoração (um “10 de Junho”, por exemplo) por uma esquadrilha de drones (fabricados por jovens portugueses estudantes das tecnologias apropriadas) seria uma excelente ocasião para ver o Presidente e o seu governo de olhos no ar e boca aberta (que óptimas fotos isso daria…) e para mostrar que o domínio das tecnologias é fundamental e imprescindível tanto para a economia da Defesa como para a Defesa da economia, ou seja, para a Defesa Nacional.

Como a história portuguesa bem demonstra, sempre que Portugal dominou e desenvolveu as tecnologias de ponta teve segurança e desenvolvimento… Fora disso, sempre teve a sua segurança ameaçada e acumulou atraso económico e social.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Posts relacionados:

Deixe um Comentário

 


Compression Plugin made by Web Hosting