Notas sobre o funcionamento do site

Voltar à disposição inicial da página.

Restaurar

barra login

Guiné Equatorial: Gorada tentativa de desestabilização



As autoridades de Malabo terão feito abortar uma tentativa de desestabilização do regime que visava substituir a actual equipa dirigente daquele riquíssimo Estado da estratégica região do Golfo da Guiné por novos dirigentes políticos “abertos ao diálogo” com certas capitais europeias.

Promovida por “serviços” estrangeiros (boas fontes referem uma operação conjunta de espanhóis e franceses), a intentona foi detectada antecipadamente pela segurança do presidente Teodoro Obiang (boas fontes referem a colaboração israelita nessa detecção antecipada) que desarticulou a operação.

A recente integração da Guiné Equatorial na CPLP e a também recente descoberta de mais reservas petrolíferas de grande dimensão terão uma relação directa com esta tentativa de afastamento do presidente Teodoro Obiang e sua substituição por gente mais “aberta ao diálogo” com Madrid e Paris…

Recorde-se que em 2004 tinham sido os ingleses a falhar num ‘golpe’ executado por mercenários recrutados na África do Sul e que foram presos, levados a tribunal. Também, neste caso, a antecipação foi a regra para anular a manobra. A maioria dos mercenários não chegou a entrar na Guiné Equatorial, foram presos em aeroportos do Zimbabwe e da África do Sul (onde também lhes foram apreendidas toneladas de armamento de outro material militar. Apenas uma pequena “vanguarda” foi detida já no interior da Guiné Equatorial.

O picante desse golpe fracassado foi que, entre as dezenas de mercenários presos, estava também Mark Thatcher… Sim, o filho de Margareth Thatcher, himself. “On 13 January 2005, Mark Thatcher, in a South African court, pleaded guilty to helping finance a coup plot in Equatorial Guinea. South African police were able to prove that Mr Thatcher had transferred about US$285,000 to the mercenaries that were to execute the operation and had met and talking frequently to them prior to the coup attempt. After pleading guilty, he was given a four-year suspended sentence and a fine of about US$560,000”.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Posts relacionados:

Deixe um Comentário

 


Compression Plugin made by Web Hosting