Notas sobre o funcionamento do site

Voltar à disposição inicial da página.

Restaurar

barra login

Corre no Mercado: FBI, PT, Volkswagen, “Tubarões”, Roubo do Cobre, Carlos Costa e um Aeroporto no Montijo


Gelo Fino na PT: A Oi, Bava e outros membros da sua equipa, bancos (não só portugueses!) e outros estão a caminhar sobre gelo fino… Com os processos em curso, é quase certo que fissuras e quebras estão a aparecer. E se assim é…

“Tubarões” em águas lusas. Ser uma empresa cotada em Bolsa tem grandes vantagens mas  também pode ter graves riscos (a Volkswagen que, por estes dias, o diga…). Desde há décadas que a Bolsa portuguesa tem sido um descanso, um cantinho sossegado onde se pode fazer (quase) tudo e não acontece nada (as multas, quando as há, são por norma bem inferiores aos lucros da “operação”…). Esses tempos podem, porém, estar a acabar. Pelo menos para algumas das cotadas. Lisboa tem, nos últimos tempos, sido muito visitada por equipas ditas de “inteligência competitiva” (de facto, equipas criadas e dirigidas por ex-quadros superiores do MI6 e da francesa DGSI) que “vasculham” tudo das empresas que constam do seu “caderno de encargos”. E as empresas portuguesas (cotadas e outras) e seus dirigentes de topo são, nestas matérias de uma ingenuidade e inoperância confrangedoras… São alvos tão fáceis que os pobres dos dos ex-James Bond despacham a coisa em três penadas e nem ficam por cá (queixam-se alguns) nem o tempo necessário para “conhecer a cidade”!

FBI e Ingleses investigam banco brasileiro muito ligado a grande empresa brasileira muito ligada à PT…

Crise no roubo do cobre. É chão que deu uvas. Durante anos, o cobre das redes da PT e das “eléctricas” esteve a saque. A GNR fez um notável e profícuo esforço para entender e saber tudo sobre o fenómeno, seus circuitos e clientes finais. E, claro, encontrar as paradas necessárias para lhe pôr cobro. Com grande sucesso, diga-se. Porém, quando a GNR estava a marcar pontos no combate ao roubo do cobre, a coisa cessou bruscamente. O que aconteceu? Os clientes finais do cobre roubado eram da China e a China tinha comprado a REN… Capisci, Signor? E assim se compreende que haja alguma frustração na GNR: fizeram um magnífico esforço para enfrentar o fenómeno e, quando estavam prontos para ganhar a guerra, o adversário desapareceu… Não é coisa que se faça!

Volkswagen sob investigação de Bruxelas mas (cuidado, a ousadia tem limites…) só depois dos Estados Unidos já terem mandado o processo para tribunal! A “vigarice” do construtor alemão (que falsificou dados sobre as emissões poluentes dos seus carros…) foi descoberta pelos americanos e poderá custar à Volkswagem, além da sua reputação, a módica quantia de uns 20 mil milhões de dólares só nos Estados Unidos! O mercado americano tem regras, dispositivos e recursos para as aplicar, é muito regulado e não é uma “rebaldaria” como os neo-liberais europeus (autênticos mercadistas-leninistas) parecem imaginar. A Wolkswagem cometeu esse erro de análise e ficou a saber que no mercado americano não vale tudo… É “a honra perdida da Volkswagen”, um filme como não se tinha visto desde a sua criação, nos anos trinta, por Hitler.

Carlos Costa e a gestão da mercearia. “Ele pode ser um burocrata de excelência mas nem para gerir uma mercearia serve, levava-a à falência em 3 meses… meterem-lhe o BES nas mãos foi pior que um crime, foi um erro de palmatória que nos vai custar a menina dos olhos”. Assim falava, há dias, não Zaratustra mas um dos melhores conhecedores, desde há décadas , da banca portuguesa e das “governanças” deste triste Portugal.

Mistérios do Montijo. As instalações da base aérea do Montijo são cada vez mais apontadas como o “aeroporto complementar de Lisboa”. Mas será que já alguém do Governo perguntou à Força Aérea (onde alguns generais se devem estar a rir…) como é o sub-solo das pistas…? Entre os amigos do “Inteligência Económica” contam-se alguns ex-comandantes daquela Base Aérea e, numa perspectiva de defesa do interesse nacional, talvez que algum deles queira desvendar estes “mistérios” (que só o são para políticos que gostam de ser surpreendidos…).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Posts relacionados:

Deixe um Comentário

 


Compression Plugin made by Web Hosting