Notas sobre o funcionamento do site

Voltar à disposição inicial da página.

Restaurar

barra login

Saladagate no prato, Apple sem segurança, Volkswagens aldrabados … O Mundo está roto!


Estamos a viver perigosamente. Muito perigosamente. Notícias recentes mostram isso mesmo. Assim, o último escândalo dentro dos nossos pratos chama-se “Saladagate”. Pesticidas proibidos e outros químicos perigosos poluem as saladas que comemos. As alfaces consumidas na Europa são, numa alta percentagem, um atentado à saúde. Na última semana, as reputações da Apple e da Volkswagen ficaram piores que a das “meninas do Intendente”. A Apple, reputada pela sua segurança, teve de reconhecer que as suas “apps” caíram nas mãos de hackers que agora ficaram com acesso aos dados dos muitos milhões de utilizadores de iPhones. Se a reputação de segurança da Apple (que fazia a sua “superioridade”…) foi pelo cano abaixo, pior ainda ficou a reputação de seriedade “alemã” da Volkswagen que se viu atirada para uma situação própria de um qualquer contrafactor chinês, com 11 milhões de carros aldrabados a circular no mundo.

Ficou, de repente, esta semana, claro aquilo que já suspeitávamos: O que comemos ou o que usamos para comunicar e para circular está, frequentemente, aldrabado. Nada é de confiança. Ter confiança nas marcas e na sua reputação de seriedade é uma ingenuidade da nossa parte, como agora se vê com a Volkswagen (lá se foi aquele arrogante “Das Auto”… que agora só arrancará sorrisos irónicos), ou com a segurança da Apple (incapaz de garantir a confidencialidade dos dados dos utilizadores…) ou com as multinacionais do ramo alimentar que nos poluem os nossos pratos. Todos a querer obrigar-nos a viver perigosamente para eles garantirem a segurança das suas margens de lucro e outros objectivos financeiros.

A “financeirização” do sistema global conduziu-nos a isto. E estas recentes notícias só mostram que o “modelo” se esgotou e entrou na sua fase barroca. Como diria a minha avó Luzia, o mundo está roto. Há agora que ver se a emenda não virá a ser pior que o soneto…



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Posts relacionados:

Deixe um Comentário

 


Compression Plugin made by Web Hosting