Notas sobre o funcionamento do site

Voltar à disposição inicial da página.

Restaurar

barra login

Putine Usa o Xadrez da Síria



Putine acaba de fazer da Síria um campo de treino para as suas forças e um fundamento para a economia do complexo militar-industrial russo. Para potenciar o poder russo, Putine usa o xadrez da Síria, numa projecção de poder que redoura os brasões da velha Rússia.

Nada melhor para a reconstrução do aparelho militar russo (colapsado nos tempos de Yeltsin) do que dispõr de um “terreno” para fazer testes e outros ensaios. Tanto mais que o novo aparelho militar, formatado e informado por novos campos conceptuais, precisa de verificar no “terreno” algumas (ou muitas) das suas inovações técnicas, tácticas e estratégicas.

Mas Putine criou também um campo económico e uma justificação racional para o desenvolvimento do renascido mas ainda vacilante complexo militar-industrial russo, cuja potenciação é estratégica, para as perspectivas dominantes em Moscovo.

A entrada em força na Síria (e no que mais adiante se verá na zona…) vem ainda dar aos aparelhos de informação e segurança (particularmente aos militares) mais umas quantas “razões de ser”.

A Síria ofereceu assim, a baixos preços, a oportunidade de reforçar coesões, potenciar capacidades, redourar brasões e mostrar que a Rússia facilmente pode ser “o grande perturbador” de jogos de outras potências (e isto é factor de criação do respeito a que os russos consideram que lhes têm faltado…). Mas se a Síria oferece tudo isto, foi Putine que soube criar essa “abertura” e por ela entrar no momento que decidiu.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Posts relacionados:

Deixe um Comentário

 


Compression Plugin made by Web Hosting