Notas sobre o funcionamento do site

Voltar à disposição inicial da página.

Restaurar

barra login

Responder a ciberataques com meios militares

Os estados preparam-se cada vez mais para a ciberguerra e encaram a mesma com tal seriedade que é vista já com um grau de preocupação semelhante ao da ameaça terrorista islâmica.

Ameaça global, com potenciais efeitos disruptivos devastadores para qualquer estado, a prevenção e resposta à ciberguerra tem de ser considerada hoje como prioritária em qualquer estratégia de defesa e segurança, sendo que a resposta a um cibertaque não tem de ser feita (e muitas vezes não pode ser feita) no campo virtual. Por isso, não surpreende o facto de o Pentágono estar a estudar a hipótese de aprovar uma estratégia que prevê a resposta a ciberataques com meios militares.

“A resposta a um ciberincidente ou ataque contra os EUA não requer necessariamente uma ciberresposta”, justifica um porta-voz do Pentágono, que admite que “todas as opções apropriadas devem estar em cima da mesa”, incluindo o recurso a meios militares para atacar hackers.

Os recentes ataques de que têm sido alvo os Estados Unidos, incluindo os próprios sistemas do Pentágono, foram a alavanca para o desenvolvimento de uma nova abordagem norte-americana aos ataques cibernéticos. Por isso, os planos para a nova Internacional Strategy for Cyberspace, que estão a ser analisados pelo Departamento de Defesa dos EUA e cuja apresentação poderá ser feita dentro de semanas, comparam ciberataques, em particular os lançados contra infra-estruturas críticas, a actos de guerra.

Embora representantes da Casa Branca tenham realçado que a resposta militar a um ciberataque seria um “último recurso”, um militar norte-americano, citado pelo Wall Street Journal, ter-se-á mesmo dirigido aos cibercriminosos e dito que “se vocês desligam as nossas redes eléctricas, talvez nós possamos enviar um míssil para as vossas chaminés”.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Posts relacionados:

Deixe um Comentário

 


Compression Plugin made by Web Hosting